“O Poeta com riso de amanhecer; olhos de vertentes; sonhos de homem do Rio, emerge das ruas da cidade, que ocupa por vezes o lugar de Musa; de suas Memórias de vida e Linhagem de versos; da Cultura do Povo que povoa as rimas. Esse é o ser que não caberia apenas no homem Samuel Barrêto, por ser mais que humanidade: amálgama de Homem e Poesia”, parafraseou Ana Neres, no prefácio do livro “Versos Cinzentos”, de Samuel Barrêto.
O Poeta que não cabe somente na alma: Samuel Barrêto terá sua arte perpetuada na “I Semana Cultural Samuel Barrêto”, um projeto idealizado por familiares e amigos, após a partida “fora do combinado” deste ser tão poeta e tão poesia. O evento, aberto ao público, acontecerá durante três dias de promoção cultural, em pontos estratégicos da cidade, e será transmitido virtualmente no canal do “YouTube Poeta Samuel Barrêto“.
Além dos festivais de música e poesia, que premiará artístas, não somente locais, mas de todo o estado do Maranhão, seremos agraciados com participações de cantores e compositores, a participação da companhia de teatro Betto Bittencourt, do Humorista e Cantor João Claudio Moreno, além de oficinas de pintura, poesia e roda de conversa.
“A Semana Cultural tem o intuito de levar ações culturais e artísticas de forma gratuita para todas as pessoas da nossa cidade, então justamente por isso que nós queremos que a Semana Cultural fique no calendário maranhense e pedreirense ao longo dos anis, para que as crianças, os adultos e jovens tenham acesso à cultura e à promoção da arte da nossa cidade”, disse Ana Ceci, filha do poeta Samuel Barrêto.
Nesta matéria especial, Ana Ceci e Ruth de Sá Barrêto trazem detalhes da criação deste projeto e a sua importância para o fortalecimento da cultura local. Acompanhe a partir de agora: