IMPULSIONAR E INSPIRAR
Um evento histórico-cultural: a 1º Feira da Mulher Preta do Médio Mearim, aconteceu no Parque João do Vale, em Pedreiras (MA), nesta segunda-feira (25), e evidenciou o empreendedorismo da mulher negra, em suas diversas vertentes. O evento contou com oficinas de Turbantes, de Trança nagô, exposição de roupas, degustações de produtos derivados do extrativismo e apresentações culturais.
À frente, Francinete Braga, fazedora de cultura, contou com apoio de amigos e parceiros para tirar o projeto do papel, com o o objetivo de visibilizar o empreendedorismo feminino da mulher negra, em especial, mulheres da região, que integram os 47% das mulheres empreendedoras no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas [IBGE].
Impulsionar e inspirar outras mulheres pretas que buscam empreender é parte deste encontro. Uma das vozes no evento foi a de Rosalina Moraes, trancista, que ministrou uma oficina e falou sobre a importância da beleza da mulher negra, ancestralidade e aceitação.
A professora e artista, Zayda Moraes, musicalizou o evento com letras que versam sobre empoderamento e a luta da mulher negra na sociedade.
Artistas como Josivan Pereira, Trio Carcará, também abrilhantaram o evento. O grupo Reggae Roots, grupo Capoeira Filhos do Congo também deixaram suas contribuições. Acompanhe!