BRASIL
Extirpar definitivamente das terras brasileiras o flagelo da fome: estes são os votos do Papa para o início da Campanha da Fraternidade, que como tema “Fraternidade e fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16).
A mensagem de Francisco é anualmente enviada à @cnbbnacional, que promove a Campanha da Fraternidade durante o período da Quaresma.
“É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima. leve não somente a ações concretas — sem dúvida, necessárias — que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”, escreve o Pontífice.
Citando um discurso de 2014, o Papa recorda que, ainda hoje, milhões de pessoas sofrem e morrem de fome. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos. “Isto constitui um verdadeiro escândalo. A fome é criminosa, a alimentação é um direito inalienável.”
Francisco faz votos de que a conscientização pessoal ressoe nas estruturas paroquiais e diocesanas, mas também encontre eco nos órgãos de governo a nível federal, estadual e municipal, bem como nas demais entidades da sociedade civil, “a fim de que, trabalhando todos em conjunto, possam definitivamente extirpar das terras brasileiras o flagelo da fome”.
Por Vaticannewspt