Pedreiras – Maranhão
Em uma publicação nesta terça-feira (06), a prefeitura de Pedreiras, Maranhão, expos fotografias de uma ação educativa sobre o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. O público que recebeu as orientações foi formado, em grande parte, por alunos na rede municipal de ensino. Como se verifica nas fotos, as instruções também trataram do o uso e funcionalidade dos extintores de incêndio. O curioso é que a ação foi realizada na Unidade Municipal de Ensino Carlos Martins. Se no local há extintor quem lá trabalha relata que nunca ter visto.
Extintor de incêndio também não foi visto quando, na segunda-feira (05), alunos e docentes da Unidade de Ensino Raimundo Monteiro, no bairro do Engenho, viveram momentos de desespero com um princípio de incêndio tendo como foco um medidor de energia elétrica. Nas imagens feitas por populares, alunos deixam a escola pela entrada principal, próximo ao ponto em que a fumaça se originava.
“Mais uma vez o contador da CEMAR não aguentou a carga. Mas graças a Deus não teve ninguém ferido”, destacou David Ximenes, secretário de Educação, que culpa a Equatorial Energia pelo ocorrido e diz que providências foram tomadas.
Situação semelhante foi vivenciada por alunos da U. E. Janoca Maciel. No dia 10 de abril houve um princípio de incêndio no medidor de energia elétrica. O fato que culminou com a retirada dos alunos também foi registrado em vídeos.
Após dois anos e cinco meses de governo Vanessa Maia, a gestão municipal publicou, no dia 30 de maio, processo licitatório tendo como objetivo a “contratação de empresa para aquisição de extintores de incêndio, destinados a atender as necessidades do Município de Pedreiras”, diz O Diário Oficial. O Aviso de Licitação: 016/2023 é assinado por Wagner Nogueira Leite Silva, assessor especial da Comissão Permanente de Licitação (CPL).