Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 foram divulgados nesta terça, 05 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC). Sob impacto da pandemia, o mais importante meio de acesso de alunos da rede pública de educação ao ensino superior no sistema público e privado, foi adiado para 17 e 24 de janeiro, quando as provas impressas serão aplicadas. A prova digital, por sua vez, tem data marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
O cartão de confirmação é o meio pela qual os estudantes podem ter informações sobre o seu local de prova, as datas e os horários de início. Nele consta o número de inscrição no exame. O cartão também traz informações importantes aos estudantes que informaram necessidade de atendimento específico, incluindo o nome social. “É a forma pela qual travestis ou pessoas transexuais escolheram ser chamados, por ser a denominação que condiz com a sua imagem. Desde 2014, o MEC permite esse recurso para aplicação no Enem, com o objetivo de combater o preconceito e o constrangimento”, explica à Assessoria de Comunicação Social do MEC.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), organizador do exame, recomenda que o cartão seja impresso e levado no dia da prova. Ao contrário de anos anteriores, quando era enviado pelos Correios, o aluno que desejar ter acesso ao cartão deverá acessar a página do Enem e imprimi-lo.
Atenção!
Aos estudantes diagnosticados com Covid-19 ou outras doenças infecciosas, cabem fazer uma solicitação na Página do Participante, um dia antes da aplicação da prova. Eles poderão participar do exame nas datas previstas para a reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Para conferir o local, os estudantes devem acessar a página do Enem na internet, sem esquecer do CPF e da senha escolhida durante a inscrição. Sem ambos o acesso não ocorre. O app do Enem, disponível gratuitamente para Android e iOS, também é uma das ferramentas que possibilitam ao participante a visualização do cartão. Os mesmos dados da versão web serão solicitados.