O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de divulgar o resultado oficial da eleição municipal de Pedreiras, Maranhão, que elege com % dos votos, Vanessa dos Prazeres Maia, do partido Solidariedade,à Prefeitura de Pedreiras, tendo como vice Dr. Walber Rodrigues da Cruz, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Vanessa ultrapassou o candidato Dr. Humbeto Feitosa do PSC, que ocupou o 2° lugar na apuração dos votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.
A pedreirense, nascida em 10 de outubro de 1986 no bairro Goiabal, é formada em enfermagem e esposa do atual prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia. Enfatizando em seu discurso a “representatividade da mulher” pedreirense, Vanessa, com uma carreira política precoce, será a segunda mulher, eleita pelo povo, a ocupar o cargo à Prefeitura de Pedreiras, Maranhão em 01 de janeiro de 2021.
Com uma atuação política questionada por muitos e os relatos de perseguição por parte da oposição, Vanessa Maia conquistou o apoio de oito mil e sessenta e seis eleitores, derrotando adversários e ocupando o posto de futura prefeita de Pedreiras, Maranhão.

TSE DIVULGA RESULTADO PARCIAL DAS SEÇÕES DE PEDREIRAS
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de divulgar a apuração de 92,39% das seções totalizadas e Vanessa Maia do Partido Solidariedade lidera com 36,61% dos votos ultrapassando o candidato Dr. Humberto Feitosa do PSC, com 29,77% dos votos. Os dados mostram que Vanessa recebeu 7.404 votos, de acordo com a última atualização.

Aguarde mais informações!
Resumo: Desde às 7h da manhã, pedreirenses do campo e da cidade passaram a ocupar os diversos locais destinados à votação, que deverá ocorrer até as 17h da tarde deste domingo, 15 de novembro de 2020. Nas urnas, escolhem quem lhes deverá representar, tanto no legislativo, quando no executivo. A eleição ocorre dentro do contexto da pandemia do novo coronavírus, fato que impôs ao rito do voto novas dinâmicas voltadas ao cuidado da população, em especial os idosos. O uso da máscara é obrigatório e a presença do álcool em gel é comum a todos os espaços de votação.
DEMOCRACIA PARA TODAS AS IDADES
“Porque sou uma cidadã brasileira”, de forma contundente e direta, dona Raimunda Gomes de Menezes expôs as razões pela qual continua votando, ainda que aos 80 anos de idade não seja mais obrigada. Moradora do povoado Trindade, zona rural de Pedreiras (MA), dona Raimunda votou na escola em que por muito tempo exerceu o ofício de “merendeira”, a Escola Antão Gomes de Menezes. Entrou, ouviu atentamente as dicas dos voluntários que trabalham nas eleições e por fim, com alegria, de forma direta, fez parte da democracia num domingo marcado pelo voto.

FOTOGRAFIAS DO DIA 15 DE NOVEMBRO, O DIA DO VOTO
CANDIDATO TAMBÉM É ELEITOR
O prefeito Antônio França (DEM), que pode ser reeleito no pleito de hoje, chegou ao Centro Educacional Cenecista Correa de Araujo, em Pedreiras (MA), acompanhado por membros de sua campanha. Conversou com eleitores e após verificação de sua documentação, um rito normal, votou.

O Centro de Ensino Estadual Olindina Nunes Freire, no bairro do Engenho, Pedreiras (MA), foi o lugar de votação do candidato à prefeitura Odaías Rocha, do Podemos. Como de costume, cumprimentou os eleitores e na cabine de votação fez suas escolhas.

Humberto Feitosa, candidato à Prefeitura de Pedreiras pelo Partido Social Cristão (PSC), votou às 12h20, no Centro de Ensino Estadual Olindina Nunes Freire. Estando sozinho, cumprimentou eleitores e se dirigiu a uma das seções eleitorais.

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Pedreiras, Alexandre Assaiante, votou, há pouco, na Escola Municipal Janoca Maciel, localizada no bairro Seringal, em Pedreiras (MA). Foi acompanhando por membros de sua campanha.

A candidata à Prefeitura de Pedreiras, Vanessa Maia, do Solidariedade, votou no Centro de Ensino Oscar Galvão, no Goiabal, seu bairro de origem. Estava acompanhada de Walber Rodrigues (PDT), candidato a vice em sua chapa, e por membros de sua campanha. Antes de ir à urna cumprimentou eleitores.

DEMOCRACIA PARA COMEÇAR O DIA
“O voto é uma forma da gente exercer nossa democracia, principalmente numa eleição como essa, onde estamos decidindo o destino do nosso município, dos nossos netos e filhos. Pra gente é uma satisfação muito grande poder tá nesse processo democrático. Durante todos esses dias ouvimos as propostas dos candidatos e hoje finalmente é um dia de decisão, de votar, ou seja, praticar esse exercício democrático”, explica João Andreza Filho, funcionário público de 38 anos, o primeiro a votar na Escola Antão Gomes de Menezes, localizada no Povoado Trindade, zona rural de Pedreiras, Maranhão.

Por Joaquim Cantanhêde