33.9 C
Pedreiras
segunda-feira, outubro 18, 2021

EDITORIAL| O nosso lado

Democracia, um termo em voga e no mundo uma concepção sob constantes ataques daqueles que sonham com um mundo uniforme e essencialmente branco. Nossa história recente conheceu os efeitos danosos da ditadura militar, que calou vozes, torturou corpos e ceifou vidas.

Mas é preciso saber, em todo e qualquer tempo, que democracia é um a construção diária, cotidiana. A nossa nunca foi totalmente sólida e tão cedo será. Em algum momento, neste tempo que chamamos de redemocratização, ela foi ferida, transgredida, negada, mesmo sob os governos ditos de esquerda. Não há democracia na totalidade se pelo menos um brasileiro não tiver acesso pleno a ela.

Bolsonaro, contudo, faz da antidemocracia seu projeto de poder. Ameaçado pela via do voto, procura maneiras de distorcer fatos, ante o fracasso que lhe dá o título de pior Presidente da República Federativa do Brasil. Nas ruas, chamam-lhe de ‘genocida’. Nos bastidores rende-se, sem vergonha alguma, aos subornos do ‘centrão’, que em campanha condenou. Sedento de poder, esqueceu o que disse ou jogou palavras ao vento, cujos apoiadores se esforçam para explicar.

Com sua popularidade em queda, o mito de barro procura maneiras de se manter no poder, mas não está sozinho. O general do Exército Brasileiro, Braga Netto, já deu a nota prevalecente na ópera golpista do mandatário da nação. Sem o dito voto auditável não haverá eleição, teria dito o Ministro da Defesa, que tratou de negar em nota. Mas essa tem sido a mensagem levantada pelo próprio presidente, antes e depois de eleito.

Tendo em vista que liberdade de imprensa e autoritarismo não comem no mesmo prato, cuidamos de sanar todas as dúvidas sobre de que lado o portal o Pedreirense está. Leitor (a) estamos do lado da democracia, neste tempo atacada por Jair Messias Bolsonaro, cuja permanência no poder é insustentável. Nosso lado é o respeito à dignidade humana em detrimento do ódio que escorre da boca dos que subvertem o sentido de liberdade de expressão.

Enquanto portal de notícias não precisamos escolher entre Lula, Ciro, Haddad, Amoêdo, Marina, Boulos ou quem quer que seja. Isso cabe a você eleitor. Mas quando houver um “time” contra as veredas da democracia, não contem conosco e mais, certo será nosso empenho em favor do diálogo e do fortalecimento deste elemento tão fundamental para a cidadania.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas