“Competência eles têm”, diz educadora
Jornalismo e comunidade, um dos pilares que impulsionam nosso trabalho. Do mesmo modo que a informação deve pulsar para além das redações, entendemos que a educação está em tudo e em todos os espaços. Observando essa relação imprensa e educação local, percebemos que notícias negativas são mais propagadas, nem sempre com uma abordagem aprofundada e coerente aos fatos. A ideia que se tem é de que a escola é um porão de problemas. Eles existem e não é parte da pedagogia negá-los. O desafio das unidades de ensino é, através do conhecimento e com os alunos, lidar com os desafios sociais da contemporaneidade e juntos, escrever caminhos de protagonismo social.
Neste sentido, o jornal O Pedreirense e CEM Olindina Nunes Freire (tempo integral), gerida pelo Governo do Maranhão, localizada em Pedreiras, dialogam no sentido de dar visibilidade à produção do conhecimento de autoria dos educandos e educadores, em especial, produções textuais.
Ádila Katrine Santos Silva e Pedro Lucas da Silva Rodrigues, estudantes do 1° ano de Ensino Médio, terão seus textos publicados no jornal O Pedreirense. Eles participaram da eletiva “Notícias e Imagens de La Escuela”. “Por que não falar da escola, divulgar tudo o que acontece dentro dela? O que acontece aqui? O que os (as) meninos (as) pensam disso? Nessa eletiva a gente consegue identificar os alunos que se interessam por leitura, escrita e querem aprender coisas novas no campo da poesia, do conto. No primeiro momento o tema foi ‘crie um texto sobre a sua escola”, podendo ser descritivo, narrativo e jornalístico cientifico. Eles ficaram bem à vontade”, explica professora de Língua Espanhola, Elieuda Morais Silva.
Ádila Katrine optou pelo texto descritivo. “Falo sobre as características da escola, as coisas boas, como ela é organizada, e outras que podem ser melhoradas, os defeitos”, descreve a autora, que cursou o Ensino Fundamental na Unidade de Ensino Municipal Professor Ernildo de Oliveira Gomes, em Pedreiras. A mudança de escola, segundo ela, é marcada por avanços na estrutura, dinâmica e didática.
Pedro Lucas enveredou pela poesia e de igual modo versa sobre o cotidiano escolar ao qual se acha inserido. “Com a poesia a gente pode se expressar, mostrar o que a gente acha. Aqui temos mais tempo de fazer as coisas, novas atividades. É mais avançado”, explica o autor do texto “Escola Integral”. Pedro explica que sua produção textual traz seus sentimos a respeito do convívio escolar, desafiador em decorrência do ambiente e companhias inicialmente desconhecidas. “Melhorou”, pontua Pedro.
Nos próximos dias os textos serão publicados no site do jornal, opedreirense.com.br, e em nossas redes sociais. “Competência eles têm. A questão é trabalhar com esses alunos. Eles precisam se sentir importantes e ter esse protagonismo que a escola prega”, acrescenta a professora Elieuda.