33.3 C
Pedreiras
quarta-feira, julho 17, 2024

Defesa Civil ativa Plano de Contingência em coletiva com críticas ao DNOCS

“Mitigar os danos e ajudar as pessoas afetadas pela enchente”


Após as recentes chuvas na região, o rio Mearim subiu 93 cm e teria atingido sua cota de alerta, desabrigando, inicialmente, parte dos que ocupam o Balneário da Caema. A Prefeitura de Pedreiras, Maranhão, monitora a situação através da Defesa Civil. O órgão realizou, nesta manhã de sexta-feira (24), uma coletiva de imprensa para tratar do Plano de Contingência, documento que, em síntese, destaca o papel das secretárias municipais e setores dentro da gestão, diante da cheia do rio Mearim, cuja realidade e impactos são historicamente conhecidos da população pedreirense.

“A situação hoje, deste nível encontrar-se em 5,66, se dá por conta de um fator, não só de precipitação, mas de abertura da válvula da barragem do Flores. Ela foi construída com esta principal finalidade, de contenção de cheias. Era o mínimo que o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), órgão gestor, poderia ofertar para as cidades que estão à montante da barragem era a questão da abertura e fechamento da válvula. A gente não tem visto isso acontecer efetivamente. Nós que estamos aqui, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil Estadual, só temos informação quando visitamos in loco. Confecciona alguns relatórios e envia, mas pouco se tem de respostas”, destaca Raí Brito de Araújo, coordenador Municipal da Defesa Civil.


Foto: Joaquim Cantanhêde

Segundo Raí, as Unidades de Ensino Municipais só serão usadas em um quadro mais extremo de cheia. O Plano de Contingência estabelece outras possibilidades de abrigo. O acompanhamento das famílias afetadas é realizado pela Secretaria de Assistência Sociail, tralhado já iniciado nesta sexta-feira.

“A determinação da prefeita Vanessa Maia foi essa, que a Defesa Civil ativasse o Plano de Contingência e que todos os esforços do munícipio, neste momento, sejam para mitigar os danos e ajudar as pessoas afetadas pela enchente”, destacou Damião Felipe, secretário de Administração.

Foto: Joaquim Cantanhêde
Foto: Joaquim Cantanhêde
Foto: Joaquim Cantanhêde
Foto: Joaquim Cantanhêde
Foto: Joaquim Cantanhêde
Foto: Joaquim Cantanhêde
Foto: Joaquim Cantanhêde
Foto: Joaquim Cantanhêde
- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas