24.3 C
Pedreiras
terça-feira, abril 16, 2024

Cortejo de Santo Reis pelas ruas de Pedreiras: uma visita ao menino Jesus

Tradição portuguesa que se tornou popular no Brasil, a Folia de Reis [manifestação católica] atravessa gerações e expõe a singularidade do povo brasileiro por meio da celebração dos três Reis Magos [Gaspar, Balthazar e Melchior] ao nascimento de Jesus. Em Pedreiras, há mais de 40 anos, foliões vão às ruas reverenciar este dia. Em virtude da pandemia da Covid-19, nos últimos dois anos, a festa fora adiada e retomou na noite de ontem (06), com o cortejo dos foliões versando religiosidade e trajando alegria e humor, nas roupas, nos instrumentos musicais e no gingado.

“[Este momento] representa alegria, pois o nascimento de Jesus foi uma grande alegria, então as pessoas se fantasiam para ficarem mais coloridas e mais bonitas [que é uma tradição], para saudar Jesus”, relatou Francinete Braga, uma das organizadoras da folia.

Neste ano de 2022, apesar da simplicidade e da tímida quantidade de pessoas, as cores e musicalidade contagiaram o evento. Os artistas Josivan Pereira e Tim Veras, dedilharam, no violão, as canções tradicionais da festa: “Ô de casa, ô de fora, Maria vai ver quem é. São os cantadores de Reis, quem mandou foi São José”, versavam os foliões percorrendo as residências.

À frente do cortejo, seu Joaquim Cantanhêde, de 78 anos, levava não somente a bandeira da festa, mas a sua história e contribuição como sapateiro na cidade. “Um homem de bem, um trabalhador que sempre esteve à frente de sua oficina na profissão de sapateiro, uma das mais antigas,. E foi fazendo sapatos, calçando os pés de várias pessoas que ele conseguiu sustentar sua família”, disse Francinete, anunciando seu Joaquim o homenageado da festa.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Mayrla Frazão
Mayrla Frazãohttps://www.opedreirense.com.br
Jornalista - Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas