COMBATE À DESINFORMAÇÃO
O Arriégua! Ói as fake news: manual de checagem nordestina idealizado pela COAR (iniciativa de fact-checking no Nordeste) é um material inédito e que propaga a educação midiática no Nordeste. O manual tem o intuito de treinar e alavancar a alfabetização digital no país, dotando as pessoas de capacidade para identificar e combater boatos e desinformações, principalmente nas eleições deste ano. Além disso, o material será utilizado em escolas e universidades da região para promover o ensino de fact-checking e fomentar o senso crítico à informação de qualidade de crianças, jovens e idosos.
“Acreditamos que é preciso propiciar condições de compreender os riscos dessa nova realidade, onde conteúdos nocivos à democracia se espalham e são compartilhados nas redes sociais digitais com rapidez e em maior volume”, declara Marta Alencar, fundadora da COAR.
Feito por e para nordestinos! O Manual é escrito pelos jornalistas e doutorandos em Comunicação, Marta Alencar e Thiago Silva. Além disso, o Manual é diagramado pelo pesquisador e mestrando em Comunicação, Jhonnatan Santos. Também conta com a revisão da jornalista e Mestra em Comunicação, Ohana Luize. Além disso, o Manual é ilustrado com xilogravuras (técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz) e elementos típicos da região, como fogueiras.
Compartilhe cumpade e cumade este material aprumado e arretado para combater as fake news no Nordeste: Manual da COAR.
Atuação
Desde 2020, a COAR tem atuado no combate à desinformação no país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Combater a desinformação e educar a população sobre onde e como obter informação confiável, não é uma tarefa simples e fácil. Mas com muito empenho e uma equipe voluntária de jornalistas e acadêmicos, composta por pessoas pretas e pardas, a COAR atua em três frentes: site; o podcast E-COAR, nas plataformas Spotify e Google Podcasts; e a extensão educacional, COAR Educa (onde oferta cursos e eventos gratuitos para a comunidade).
Fonte: Coar notícias