31.4 C
Pedreiras
quinta-feira, dezembro 12, 2024

Censo Demográfico 2022: ‘Responder é tão importante quanto votar’

De porta em porta pelas ruas de Pedreiras, Maranhão e por todo o Brasil, mais de 180 mil recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], realizam, desde o início do mês de agosto, o minucioso trabalho de atualizar o Censo Demográfico 2022, após dois anos de atraso, em virtude da pandemia da Covid-19 e cortes no orçamento. Em Pedreiras, 30 recenseadores integram a equipe de coleta do município. Em todo Brasil, há cerca de 89 milhões de endereções para coletas de dados e 75 milhões de domicílios a serem visitados, nesta que é considerada a maior pesquisa do país.

Para entender mais sobre o Censo Demográfico e sua importância para o desenvolvimento social, econômico e político do país, nossa equipe conversou com João Victor Abreu Cruz, Coordenador Censitário da Subárea de Pedreiras e João Marcus Barreto, Agente Censitário Municipal  de Pedreiras.

Foto: Mayrla Frazão

O Pedreirense: O que é o Censo Demográfico?

João Vitor: O Censo é nossa principal pesquisa dentro do IBGE. É onde a gente coleta todos os dados de toda população brasileira. Toda população residente no Brasil, inclusive estrangeiros que estão residindo, não só brasileiros natos. No caso, a gente coleta a quantidade de pessoas, informações sobre trabalho e rendimento, fecundidade, sobre deficiência, sobre todas as características da população mesmo.

OP: Quantos recenseadores realizam a coleta de dados no município de Pedreiras e como é a divisão e articulação da equipe?

João Marcus: Temos uma equipe de 30 recenseadores, que foram selecionados pelo concurso, e os 30 são divididos em quatro equipes, que são coordenadas por quatro supervisores e os quatro supervisores se reportam a mim. Então todos os dias, de acordo com a agenda do próprio recenseador, contanto que ele trabalhe 25 horas por semana, os 30 recenseadores estarão em campo.

OP: Porque é necessário conscientizar a população sobre a importância do Censo?

JV: Basicamente o censo tem o objetivo de subsidiar políticas públicas. Tudo que os governantes utilizam, tudo que chega à população é em função dos dados do censo. Não é só a questão de sabermos a quantidade da população de um município, é saber quantas pessoas estão alfabetizadas, quantas são maiores de 60 anos de idade, para que se possa investir em algo mais voltado para a saúde dessas pessoas. É algo bem amplo que vai coordenar a atividade pública por 10 anos.

JM: Responder uma pesquisa do IBGE é tão importante quanto votar. A pesquisa do Censo Demográfico 2022 vai ditar as políticas públicas federais, estaduais e municipais dos próximos 10 anos.

Como reconhecer um recenseador? Quais desafios enfrentam?

São eles e elas que realizam o minucioso trabalho de coletar dados e informações sobre a população. Recenseadores têm ocupado as ruas de municípios em todo Brasil, colecionado experiências e reflexões sobre realidades diversas enfrentadas pelos brasileiros, como explica a recenseadora Juliana Emanuelle Braz da Silva, de 18 anos, que integra a equipe de Pedreiras.

“É bastante difícil e nos deixa bastante reflexivos, porque realmente não é muito fácil nos setores que estou percorrendo. Há diferentes realidades próximas, o que dá um choque na gente e nos fazem refletir, principalmente sobre as políticas públicas que o Censo busca”, relatou Juliana.

Juliana Emanuelle Braz da Silva, de 18 anos, que integra a equipe de recenseadores de Pedreiras. (Foto: Mayrla Frazão)

Após realizar a pesquisa com a moradora Carmem Regina, de 49 anos, Juliana, que decidiu ser recenseadora para se tornar uma pessoa mais sociável, devido à timidez, conta que de modo geral tem sido bem recebida pela população. “A experiência de ser recenseadora está sendo maravilhosa, por incrível que pareça. Há algumas situações difíceis, é preciso lembrar dotreinamento, mas em geral estou sendo bem recebida nas residências”, contou com empolgação.

Para reconhecer o (a) recenseador (a)? Atente-se ao:

Uniforme;

Colete;

Crachá com identificação;

Boné;

Dispositivo móvel

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Mayrla Frazão
Mayrla Frazãohttps://www.opedreirense.com.br
Jornalista - Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas