Mais de 60 milhões de brasileiros foram beneficiados com o auxílio emergencial, desde abril de 2020, com o intuito de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade neste período pandêmico, em virtude da Covid-19. Mas, durante os meses, muitos beneficiários enfrentaram problemas com o recebimento, acentuando esta vulnerabilidade social por meio da desorganização de um benefício que deixou uma parte considerável dos brasileiros à mercê. Devido aos inúmeros problemas enfrentados com o benefício, uma nova remessa será ofertada.
A partir de amanhã (28), o governo federal iniciará o pagamento de mais de R$ 248 milhões de reais de auxílio emergencial para 196 mil brasileiros. A informação, confirmada pela portaria do Ministério da Cidadania, publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da União, ressalta que o pagamento será direcionado para os cidadãos que contestaram a suspenção do benefício no site Dataprev e que tiveram seus pagamentos reavaliados, em datas específicas.
Veja quem recebe?
Se você utilizou o site Dataprev para contestar o cancelamento de seu auxílio no período entre 07 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, você poderá se enquadrar no grupo dos 196 mil beneficiários. Além do grupo que teve seu pagamento reavaliado em janeiro de 2021.
O ministério da cidadania ainda ressalta que mais de oito mil brasileiros, que receberam somente a primeira parcela, receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do novo benefício aprovado. Cerca de 40 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Outro grupo de 60,1 mil pessoas receberão as duas útimas e por último, cerca de 78 mil irão receber somente a quinta.
Pagamento
O benefício será depositado na conta poupança da Caixa digital, pelo aplicativo Caixa Tem, onde será possível fazer movimentações, saques e até compras. O auxílio já estará disponível a partir de amanhã (28), as principais informações sobre o recebimento, estarão disponíveis no site Dataprev.
Por: Mayrla Frazão