25 C
Pedreiras
sábado, julho 20, 2024

Atividade de campo na Pedra Grande

Os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados de Eletromecânica e Petróleo e Gás do Instituto Federal do Maranhão (IFMA, Campus Pedreiras), realizaram, no dia 02 de dezembro, uma atividade de campo sob a coordenação do Professor de Geografia Edson Barrinha. A pesquisa intitulada “Parque Ambiental Pedra Grande: Natureza e História de Pedreiras”, foi dividida em duas etapas com alguns objetivos.

Para a primeira etapa estabeleceu-se como objetivos:

  • Observar as formas espaciais e os tipos de ocupação do solo encontrados durante o trajeto;
  • Observar e identificar formas de relevo local e possíveis áreas de riscos;
  • Observar as formas espaciais e os tipos de ocupação do solo da cidade de Pedreiras e Trizidela do Vale;
  • Identificar possíveis implicações socioambientais resultantes das diversas atividades econômicas.

Na primeira etapa foi possível direcionar os olhares dos estudantes para as formas de organização do espaço das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale, Maranhão, permitindo também uma observação mais detalhada das condições socioambientais.

Para o estudante do curso técnico integrado de Eletromecânica, Nicacio Torres Leite: “A visita ao parque da Pedra Grande foi uma ocasião ímpar, onde eu e os meus colegas pudemos observar de perto o que foi dado em aula, por esse motivo ressalta-se a importância de atividades de campo. Esse tipo de atividade escolar põe em prática todos os conceitos aprendidos em aula e nos proporciona experiências únicas em nossa vida acadêmica”.

A segunda etapa da atividade de campo foi realizada no próprio parque. Para essa etapa, foram traçados os seguintes objetivos:

  • Aplicar na prática o conceito de Parque Ambiental;
  • Caracterizar os aspectos geoambientais do Parque Ambiental Pedra Grande;
  • Verificar in loco se a legislação ambiental que trata dos parques ambientais está sendo respeitada;
  • Perceber a importância dos parques ambientais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Nesta etapa, os estudantes puderam perceber que o trabalho da natureza obedece a ritmos diferentes dos nossos. Trata-se de um processo mais lento. Notou-se também a existência de uma conectividade entre os diferentes elementos constituintes da natureza (solo, rochas, vegetação, drenagem e o próprio clima).

Segundo o estudante do curso técnico de Petróleo e Gás, Emanoel Silva Rodrigues: “É de conhecimento geral que as atividades de campo se tornam marcantes na vida estudantil de todos nós discentes. Dessa forma, a atividade realizada na quinta-feira referente ao dia 02 de dezembro de 2021 pode ser descrita como um meio no qual acaba objetivando a percepção, observação e conhecimento dos discentes, por meio dos diversos recursos visuais que se fazem presentes no Parque Ambiental Pedra Grande. A realização de atividades como essa se torna impactante, porque além de existir a possibilidade de se trabalhar de forma interdisciplinar, essa por sua vez acaba resultando na estimulação do aprendizado de forma lúdica e interativa, possibilitando assim uma articulação do que teria sido debatido em classe, resultando em um ensino de qualidade que se torna imprescindível para todos nós discentes do IFMA – Campus Pedreiras”.

A pesquisa como um todo visou proporcionar uma associação entre a teoria ministrada em sala de aula e a prática, a partir da observação direta dos fenômenos. É dessa forma, que se tem uma aprendizagem realmente significativa. Uma aprendizagem que ocorre na medida em que um novo material é incorporado ao conhecimento dos estudantes, fazendo com que este conhecimento adquira significado para ele, a partir da relação com o seu conhecimento previamente acumulado em sua história de vida. Devemos lembrar que a sala de aula não é só o espaço arquitetônico entre quatro parede.

Por José Edson da Silva Barrinha, licenciado em Geografia, Especialista e Mestre em Geografia pelo PPGGEO/UFPI. Coautor do livro Organização Espacial de Teresina. Professor efetivo de Geografia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Pedreiras.

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas