24.3 C
Pedreiras
terça-feira, abril 16, 2024

As festas em Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos e todo Maranhão poderão sofrer enormes transformações nos próximos meses

Não somente em Pedreiras como em todo o mundo, os adolescentes tem cada vez mais buscado formas diferenciadas de expressarem suas ações. Diversão é algo que está no sangue e implica diretamente em viver a juventude de forma divertida e emocionante. No entanto, no meio de tudo isso, existe o mundo das bebidas alcoólicas, que costumeiramente são acompanhadas pelas famosas bebidas energéticas e é sobre isso que iremos falar a gora.

Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão, o Projeto de Lei do deputado Yglésio Moyses (PROS), que proíbe a venda de bebidas energéticas para menores de 18 anos desacompanhados dos responsáveis. A proposta deve seguir para a plenária da Casa Legislativa e, se aprovada, passa a ter efeito em todo o Maranhão.

Um estudo com mais de 120 mil adolescentes relacionou o consumo de bebidas energéticas com estresse, sono, desempenho escolar e tentativa de suicídio. Esse estudo mostrou uma correlação positiva entre alto consumo (superior a três latas por semana) e maiores índices de estresse, menor número de horas de sono e pior desempenho escolar.

A medida terá efeito em todo o estado e valerá apenas se o menor estiver desacompanhado de seus responsáveis legais. O projeto também prevê aplicação de multa, que poderá variar de R$ 500 a R$ 10 mil, observando-se a capacidade comercial de cada empresa. Em caso de reincidência, a multa será multiplicada por quatro vezes em relação à primeira. A venda e a oferta de bebidas que causem quaisquer prejuízos à saúde dos jovens são proibidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), conforme o Art. 243 da Lei 13.069/90, que sustenta a proposta do deputado Yglésio.

Portanto, concluímos que há sim um elo de ligação entre o consumo de bebidas energéticas e várias problemáticas associadas, neste contexto, a menores de 18 anos. Parece que as festas em Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos e região, serão completamente diferentes caso o projeto seja aprovado em todo o Maranhão.

Por Jorge Henrique

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas