24.3 C
Pedreiras
terça-feira, abril 16, 2024

APAE: Sobre não enxergar, mas conhecer o caminho

“Pra mim é um exemplo de pessoa. Ela é otimista. Muitas vezes a gente quer baixar a cabeça, mas ela sempre tá nos dando força, mostrando que é capaz de tudo”. Assim, emocionada, Aurineide descreve a filha, Paula Jordânia, deficiente visual. Jovem, que apesar da limitação imposta em virtude da cegueira, tem ido cada vez mais longe.

Nessa jornada pela busca de direitos, Paula Jordânia, aluna do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)- Campus Pedreiras e Autodefensora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), destaca, no quarto episódio de nossa série audiovisual em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2020, a importância da associação no seu desenvolvimento, com destaque para a educação.

“Quis conhecer a instituição. Daí quando entrei na APAE me alfabetizei em braille e vi que é uma instituição que abre portas para pessoas com deficiência e a gente tem acesso à inúmeras oportunidades que a APAE nos oferece”, destaca Paula Jordânia.

IMG_02477
Paula Jordânia e sua mãe, Aurineide Soares (Foto: Joaquim Cantanhêde)

A série, produzida em parceria com a Coordenação da Educação Especial de Pedreiras, tem como objetivo, mostrar o trabalho das entidades locais que, organizadas, pautam o debate público sobre a temática “direitos da pessoa com deficiência” e mais além, acolhem os indivíduos, sejam eles alunos ou responsáveis.

“Não adianta dizer que o meu aluno, estudante, está inserido se ele não está incluído”, ressalta Patrícia Melo, professora da APAE.

Este trabalho é fruto da parceria com instituições locais, sendo elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Mães dos Especiais de Pedreiras (AME), Associação de Mães e Amigos do Autista (AMA) e Associação Pestalozzi de Pedreiras, que integraram as narrativas dessa semana.

Confira abaixo!

Por Joaquim Cantanhêde

- Publicidade -spot_img
Colabore com o nosso trabalho via Pix: (99) 982111633spot_img
Joaquim Cantanhêde
Joaquim Cantanhêdehttp://www.opedreirense.com.br
Jornalista formado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
- Publicidade -spot_img

Recentes

- Publicidade -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas